Tropas farão segurança nas eleições em 60 municípios

Redação Por: Redação

Segurança Novidades

Publicado em 05/10/2018 10:14h

Tropas farão segurança nas eleições em 60 municípios

Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Na manhã de ontem (4), parte da tropa que irá atuar nestas eleições, no Pará, saiu do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, na avenida Almirante Barroso, já em direção ao interior do estado. Cerca de 5.500 militares das forças armadas atuarão na segurança do primeiro turno das eleições nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. Somente no estado do Pará serão empregados 3.700 homens e mulheres do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante Militar do Norte, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, destacou que o Exército atuará em 51 municípios paraenses. Já a Marinha do Brasil atuará em seis municípios do estado e a Força Aérea em três. “Há que se ressaltar a importância dessa integração também com órgãos da segurança pública, como a Polícia Militar do Pará”, complementou.

Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Durante o primeiro turno das eleições 2018, que ocorre no próximo domingo, os militares trabalharão para que seja garantido o livre acesso dos eleitores aos locais de votação, além de atuar na coibição de crimes eleitorais.

“A nossa atuação terá uma ligação direta com os juízes eleitorais dos municípios. Eles, sim, são os grandes responsáveis pela coordenação da nossa atuação nos municípios”, explicou o general do Exército. “Sempre que houver alguma ocorrência de crime eleitoral como boca de urna ou manifestações em frente a locais de votação, o juiz eleitoral solicitará às forças armadas para que resolva aquela situação”.

À postos

Este ano será o primeiro em que a Força Aérea Brasileira integrará o comando conjunto que atuará durante as eleições, empregando cerca de 100 militares para a operação. De acordo com o comandante da Ala 9, o brigadeiro Ricardo Campos, a FAB atuará em duas frentes. “Vamos empreender tanto força terrestre, quanto com aeronaves e tripulações que estarão prontas para chegar aos locais onde não é possível seguir por via terrestre”.

A perspectiva é de que já no sábado todas as tropas estejam à postos e prontas para atuar, aguardando o domingo de eleição. Além de Belém, tropas de Marabá, Itaituba, Altamira e Tucuruí foram deslocadas para garantir a segurança durante as eleições.

Fonte: Cintia Magno/Diário do Pará

Comentários

Deixe seu comentário abaixo sobre esta notícia:

É Notícia Salgado - Blog de Notícias